.

.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Compromisso Cristão Brasileiro

“Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que o Senhor exige de você: praticar a justiça, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus.” (Miqueias 6:8)


Nós, cristãos livres brasileiros, declaramos nossa intenção de fortalecer nossos laços e dar uma voz comum ao nosso movimento. Para tanto, assumimos o compromisso de nos guiarmos pelos seguintes princípios:

• Encontramos nos ensinamentos atribuídos a Jesus e nos relatos a respeito de sua vida nossa porta para o caminho que nos leva a Deus, sem, contudo, deixar de reconhecer que outras pessoas podem encontrar seu caminho para Deus por meio de outras portas e que, para elas, seu caminho é tão verdadeiro quanto o nosso é para nós;

• Reconhecemos e afirmamos a dignidade e o valor de TODOS os indivíduos, convidando todas as pessoas a fazerem parte de nossa comunidade sem insistir que se tornem como nós para que sejam aceitas;

• A busca por compreensão através do questionamento é, para nós, mais valiosa e graciosa do que a certeza dogmática e, por esta razão, encontramos nossos laços de união no espírito das Boas Novas de Jesus e não em afirmações ou definições dogmáticas;

• Reconhecemos que a maneira como nos tratamos e a maneira como tratamos outras pessoas e a criação como um todo é a expressão mais plena do que acreditamos;

• Comprometemo-nos a trabalhar pela justiça e paz entre todas as pessoas, protegendo e restaurando a integridade de toda a criação de Deus, e levando eperança àqueles que Jesus chamou de os “menores” de suas irmãs e irmãos;

• Reconhecemos que seguir Jesus exige amor altruísta, resistência consciente ao mal, e renúncia de privilégios.


Este texto foi originalmente redigido e assinado em 1° de julho de 2009, em Recife, PE, por ministros e membros de diferentes grupos cristãos. O movimento que se estruturou a partir de então e com a liderança dos ministros da Congregação Unitarista de Pernambuco passou a se chamar de "Cristãos Livres Brasileiros". Originalmente publicado aqui em http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2009/07/compromisso-cristao-brasileiro.html

6 comentários:

  1. Cristão liberal/progressista pra mim é uma pessoa que não acredita mais em Jesus, mas não tem coragem pra afirmar isso. Então fica tentando agradar a todo mundo.Não fala que Jesus é o unico caminho, pra não desagradar os muçulmanos.
    Ou seja, não é inteligente o suficiente pra ser um conservador, mas não é burro o suficiente para ser um ateu.
    Tome coragem, diga que não creia em Jesus. Pare de pregar um jesus que nunca existiu.Pare de tentar agradar a todo mundo.Se converta. Jesus é o único e suficiente salvador.E Jesus é Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Não acredito que precise comentar muito suas palavras, pois elas indicam seu tipo de pensamento. Na realidade, sua própria foto de perfil é, para cristãos liberais como eu, um sinal de quanto estamos em caminhos diferentes, do quanto compreendemos o mundo e a tradição cristã por meio de visões distintas.

    Eu é que vou ousar fazer algo que jamais fiz em minha vida: se converta ao Jesus que você mesmo pensa seguir, e aí, talvez, você possa se salvar do buraco ideológico onde se encontra!

    Paz!

    +Gibson

    ResponderExcluir
  3. Por favor me responda uma coisa:
    Quantos apóstolos Jesus teve? Você acredita que são doze? (depois matias e depois Paulo)

    Pois você não acredita no nascimento virginal de Jesus.

    Pois o mesmo evangelho que diz que Jesus nasceu de uma virgem, também fala que eram doze os apóstolos.

    E você acredita que Jesus era o filho de Deus? Jesus É Deus?

    Como você acredita em uma coisa que o evangelho diz, mas não acredita em outras? (qual o critério que vc usa?)

    Jesus ressuscitou ao terceiro Dia?

    Lembre-se:
    "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé..."

    Me diga, você acredita no Jesus que os evangelhos falam?

    Pois eles é que nos trazem as informações sobre seu nascimento e vida. Se vc duvida das informações contidas nos evangelhos, então você não pode acreditar no evangelho por completo.

    Pois se eles mentem quando dizem que jesus nasceu de uma virgem, eles podem então estarem mentindo no resto.

    ResponderExcluir
  4. Procurei em seu blog e não vi nenhum texto falando sobre os cristãos que são perseguidos por causa da fé. Coreia do Norte, China,Cuba,Irã, são exemplos de países onde cristãos estão sendo mortos.

    Gostaria que esse blog falasse um pouco disso.

    Ou o Cristianismo Liberal não quer defender os cristãos?

    Ah, ja sei, vocês não querem ofender os comunistas e os muçulmanos né?

    ResponderExcluir
  5. Defesa316,

    Minha resposta a suas questões encontram-se numa postagem aparte:

    http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2010/06/verdade-e-mito-uma-resposta-defesa316.html

    ResponderExcluir
  6. Defesa316,

    Quanto ao tema da perseguição aos cristãos, não preciso me deter a isso, já que há milhares de sítios na rede que já o fazem. Devo lembrar-lhe que os cristãos não são as únicas vítimas de perseguição religiosa no mundo, especialmente nos países que você cita em seu comentário. Como ser humano, me revolto contra toda perseguição e discriminação religiosa sofrida por qualquer outro ser humano, onde quer que eles estejam. Cristãos unitaristas, como eu, sofrem perseguição em muitos países asiáticos e africanos, mas eu não escrevo sobre isso aqui em meu blog, e por que razão? Pelo simples fato de eu ter um foco aqui. Se vamos falar sobre perseguição, devemos também falar sobre a perseguição imposta por cristãos a adeptos de outras religiões durante toda a história da igreja cristã; e sobre a perseguição mais "civilizada" de grupos cristãos conservadores e fundamentalistas a outros cristãos e não cristãos em países como o Brasil, os EUA, e tantos outros.

    Use seu cérebro e pense a respeito disso!

    +Gibson

    ResponderExcluir