.

.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Carta Pela Compaixão - Charter for Compassion




O princípio da compaixão
é o cerne de todas as tradições religiosas, éticas e espirituais, nos conclamando sempre a tratar todos os outros da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados. A compaixão nos impele a trabalhar incessantemente com o intuito de aliviarmos o sofrimento do nosso próximo, o que inclui todas as criaturas, de nos destronarmos do centro do nosso mundo e, no lugar, colocar os outros, e de honrarmos a santidade inviolável de todo ser humano, tratando todas as pessoas, sem exceção, com absoluta justiça, equidade e respeito.

É necessário também, tanto na vida pública como na vida privada, nos abstermos, de forma consistente e empática, de infligir dor. Agir ou falar de maneira violenta devido a maldade, chauvinismo ou interesse próprio a fim de depauperar, explorar ou negar direitos básicos a alguém e incitar o ódio ao denegrir os outros - mesmo os nossos inimigos - é uma negação da nossa humanidade em comum. Reconhecemos que falhamos na tentativa de viver de forma compassiva e que alguns de nós até mesmo aumentaram a soma da miséria humana em nome da religião.

Portanto, conclamamos todos os homens e mulheres ~ a restaurar a compaixão ao centro da moralidade e da religião ~ a retornar ao antigo princípio de que é ilegítima qualquer interpretação das escrituras que gere ódio, violência ou desprezo ~ garantir que os jovens recebam informações exatas e respeitosas a respeito de outras tradições, religiões e culturas ~ incentivar uma apreciação positiva da diversidade religiosa e cultural ~ cultivar uma empatia bem-informada pelo sofrimento de todos os seres humanos - mesmo daqueles considerados inimigos.

É urgente que façamos da compaixão uma força clara, luminosa e dinâmica no nosso mundo polarizado. Com raízes em uma determinação de princípios de transcender o egoísmo, a compaixão pode quebrar barreiras políticas, dogmáticas, ideológicas e religiosas. Nascida da nossa profunda interdependência, a compaixão é essencial para os relacionamentos humanos e para uma humanidade realizada. É o caminho para a iluminação e é indispensável para a criação de uma economia justa e de uma comunidade global pacífca.




http://charterforcompassion.org/ - assine a Carta Pela Compaixão, e se junte a nós!




2 comentários:

  1. Gibson,
    É com imensa alegria que, pela primeira vez, lhe escrevo. Meu nome artístico é Mauro Valente. Há muito tempo venho procurando uma instituição em que possa confiar e, também, com quem possa colaborar. Uma instituição feita por pessoas como você, que conduzem sua vida coerentes com os ideais e valores que apregoam. Quero ser seu amigo e compartilhar minha eternas dúvidas e certezas provisórias. Polivital, minha teoria filosófica, tem muito a ver com os princípios do Unitarismo. Por favor, me diga, com detalhes, como são as atividades que vocês desenvolvem, para que eu possa saber como colaborar. Abaixo está um resumo de minha vida de artista, para que você possa me conhecer melhor.
    Não consegui acessar o site da Igreja Cristã do Recife: http://www.geocities.com/igrejacristadorecife/index.html . Aparece, ao invés do site, uma página com esta mensagem: Sorry, the GeoCities web site you were trying to reach is no longer available. O site mudou de endereço ? Por favor, me diga, para eu poder visitá-lo e divulgá-lo como fiz com o seu blog, colocando um link em meu site no Netlog.
    Abraços fraternos, Mauro Valente

    TRAJETÓRIA DE MAURO VALENTE
    Nasci em 1967 na cidade do Rio de Janeiro quando recebi, de meus pais, o nome de Mauro Brito da Silva. Em 1991, formei-me como bacharel em Português-Literaturas, pela Faculdade de Letras da UFRJ. Sou artista e tarólogo. Faço Literatura, Música (canto coral), Artes Plásticas, Dança, Teatro e Filosofia. Pratico alguns esportes. Tenho sites na Internet, o principal é este: www.pt.netlog.com/polivital . Até hoje, os dias mais importantes de minha vida foram dois. O primeiro, quando nasci, graças aos meus pais. O segundo quando uma senhora renasceu, graças à minha ajuda. Após uma das apresentações da performance Baralho Brasil, uma senhora idosa me agradeceu. Disse-me que lhe ajudei a revalorizar a vida, no instante em que ela havia concluído que viver, para ela, já não fazia mais nenhum sentido, devido a seus muitos problemas.
    Escolhi Mauro Valente para ser meu nome artístico. É o que melhor me caracteriza, em minha trajetória de vida. Em minha constante luta para exercer meus direitos, como cidadão; para realizar meus sonhos, como artista; para superar meus limites, como ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Mauro,

    Que bom que você se sente bem-vindo neste espaço - essa é uma das missões aqui, fazer desse um espaço de reflexão, num espíeito de boas-vindas.

    Quanto à Igreja Cristã do Recife, na verdade, ela é apenas um grupo avançado da Congregação Unitarista de Pernambuco, e não uma outra congregação. Para informações, você deve visitar a página da própria Congregação Unitarista de Pernambuco: http://sites.google.com/site/cristianismoliberal/

    Paz, e nos falamos em breve!

    Gibson

    ResponderExcluir