.

.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sugestão de Leitura - Setembro de 2009

Gostaria de me desculpar com meus amigos aqui, a quem prometi fazer sugestões de leituras mensalmente. Tenho estado muito ocupado nos últimos meses, e por esta razão não tenho escrito para meu blogue com tanta frequência.


Este mês, gostaria de sugerir um livro do qual gosto muito, e cuja autora já conheço há alguns anos. Irshad Manji, autora de minha recomendação do mês de setembro, é uma muçulmana que se sentiu excluída por uma cultura opressiva e, mesmo assim, decidiu redescobrir o Islã. O resultado disso é o livro que escreveu – cujo título recebeu uma tradução um tanto problemática em português para alguns (“Minha Briga Com o Islã”), já que o título original é “O Problema com o Islã – O Clamor de Uma Muçulmana por Reforma em Sua Fé”. Irshad Manji lidera hoje um dos muitos movimentos pelo retorno à tradição do Ijtihad (uma livre interpretação da fé islâmica) – o tema que tem sido de meu interesse há muitos anos (já que tenho muitas ligações com a tradição islâmica, por muitas razões).


Então fica a sugestão:


Manji, Irshad. Minha Briga com o Islã – o Clamor de uma Mulher Muçulmana Por Liberação e Mudança. Editora Francis, 2004. ISBN: 9788589362542

Disponível na Livraria Cultura online: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=783494&sid=9881281961191602751623032&k5=25C9CB1&uid=


13 comentários:

  1. Voçé acredita no inferno eterno de torturas?Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,

    Não sei que tipo de ligação há entre sua pergunta e minha sugestão de leitura aqui, mas minha resposta é um categórico NÃO! Eu não acredito em "inferno" como um lugar onde "pecadores" sofram eternamente por seu pecado. Vejo essa noção como algo infantil, com todo respeito que devo àqueles que nela acreditam.

    +Gibson

    ResponderExcluir
  3. Mas meu amigo Pastor Gibson,Jesus falou no Inferno certo?Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Mais uma pergunta,o Bispo John Spong acredita no Inferno?Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Tiago,

    No texto do Novo Testamento não aparece a palavra "inferno", o que aparece lá é a palavra "gehenna", que é traduzida em português como "inferno". Eu não entrarei na discussão sobre o que a palavra "gehenna" significa, já que isso não levaria a lugar nenhum. Mas, originalmente, a palavra se referia ao Vale do Hinnom, e quando Jesus usou a palavra (ele a usou 11 vezes), ele fazia uma comparação entre a vida no futuro domínio de Deus e a vida no Vale do Hinnom. GEHENNA e HADES são coisas diferentes no Novo Testamento - e o uso desses termos é, para mim, claramente metafórico.

    +Gibson

    ResponderExcluir
  6. Tiago,

    Sobre o Bispo Spong e inferno:

    Não quero ser grosseiro, mas você pode ler as declarações do Bispo Spong ou ler seus livros, e analisar um pouco de sua crenças pessoais... Eu não posso responder isso para você - você terá de descobrir isso por si mesmo. Minha única pergunta é: qual a relevância de saber se ele acredita nisto ou naquilo?... Pense nisso!

    Paz!

    +Gibson

    ResponderExcluir
  7. Oi Pastor Gibson,mas para voçé a gehenna era para onde eram lançados os pecadores?Ultima perginta em relaçao ão Inferno,voçé acredita que poderemos vir a sofrer(arder)eternamente nesse local?Um AbRAÇO E PAZ

    ResponderExcluir
  8. Oi Tiago!

    Sendo muito breve em minha resposta: NÂO! Como já escrevi em outra parte, não acredito num lugar físico chamado "inferno" (ou "gehenna"); acredito, sim, num estado espiritual ou mental que poderíamos chamar de inferno - da mesma forma que não acredito em um lugar físico chamado "céu" ou "paraíso" (acredito, sim, num estado espiritual ou mental de "céu"). Creio que as pessoas sofram pelos seus "pecados" (e não vou aqui explicar o que vem a ser pecado), mas não eternamente.

    Abração, e Paz!

    +Gibson

    ResponderExcluir
  9. Amigo Pastor Gibson,vou-lhe fazer uma ultima pergunta,voçé acredita no Fim do Mundo e no Juizo Final?Um Abraço e muita PAZ

    ResponderExcluir
  10. Tiago,

    Eu já respondi, mesmo que indiretamente, esta pergunta antes. Não, não acredito nisso da forma como ensinada por muitos cristãos.

    +Gibson

    ResponderExcluir
  11. Não sei se recebeu a minha msg,mas eu vou por as coisas de outra maneira,acredita que Deus irá intervir no mundo para acabar com as fomes,guerras etc?Muita Paz

    ResponderExcluir
  12. Olá o meu nome é Ricardo Almeida e pelo que já li neste blog está a ser muito interessante.Em relaçao á ultima pergunta que o Tiago fez[juizo final]voçé Gibson não acredita literalmente nesse juizo?ATENÇAO-Estou falando LITERALMENTE.PAZ E AMOR

    ResponderExcluir
  13. Tiago e Ricardo,

    Ao oferecer-vos uma resposta, corro vários riscos: um é o de ser repetitivo; dois, o de ser demasiadamente simplista e não fazer-vos entender que eu não "pinto minhas imagens com apenas duas cores" - ou seja, para mim, não há apenas uma forma de ver a "realidade", e muito menos temas tão subjetivos quanto os que estamos tratando nesta conversa... Mas vamos lá:

    TIAGO: você me pergunta se acredito se Deus "irá intervir no mundo, para acabar com a fome, guerras, etc" -> dando uma resposta por demais simplificada: NÃO! Claro que não! Há milhares de pessoas a morrer neste exato momento, pelas mais variadas razões, e está Deus intervindo factualmente, de alguma maneira, para evitar isso? Por que seria diferente no futuro? Mas alguém poderia dizer que Deus salva os cristãos fiéis, mas eu perguntaria que tipo de deus é esse, que faz distinção de pessoas, e não salva pessoas de outras crenças que lhe pedem auxílio. Há alguma lógica em se acreditar em tal teoria? Não há nenhuma!... Isso, entretanto, não quer dizer que eu não acredite em milagres - milagres acontecem o tempo todo ao meu redor. Só não acredito num deus que privilegie alguns e vire as costas a outros (pois é isso que uma crença na intervenção divina significaria).

    RICARDO: Em resposta à sua pergunta (se acredito literalmente num juízo final): NÃO! Isso é inconcebível para mim, se for entendido como um evento histórico literal.

    Alguém poderia citar passagens bíblicas para "provar" que haverá um juízo final (na realidade, poderiam usar a Bíblia para, fora de contexto, provar quase que qualquer coisa!). Mas devo lembrar aqui que eu não enxergo a Bíblia como algo que deva ser entendido literalmente como a "palavra de Deus". Ela não é a única coisa que uso para compreender a fé cristã; ela é uma importante fonte de minha teologia, mas não é a única!... Isso é o que faz a diferença em minha compreensão das coisas.

    Sendo assim, compreendo todas as citações de julgamento, inferno, céu, etc, como metáforas de fé, ou "verdades metafóricas"; figuras que foram usadas pelos autores das Escrituras para auxiliar a compreensão daquilo que se queria ensinar - verdades metafóricas, e não verdades factuais.

    +Gibson

    ResponderExcluir