.

.

domingo, 5 de abril de 2009

Sugestões de Leitura - Abril de 2009

Esta é mais uma minúscula lista de sugestões de leitura àqueles que visitam estas páginas. Como prometi no mês passado, tentarei fazer sugestões ao menos a cada mês, incluindo livros que têm sido parte de minha própria lista pessoal de leitura.


Mais uma vez, sugiro o sítio da Livraria Cultura como um bom lugar para começar sua busca, já que sempre tenho boas experiências com ela: http://www.livrariacultura.com.br/



ALÉM DE TODA CRENÇA – O Evangelho Desconhecido de Tomé

Pagels, Elaine – Editora Objetiva, 2004.

ISBN: 9788573025910


Tenho sido há muito um leitor das obras de Elaine Pagels. Não poderia deixar de incluir esta em minhas sugestões de leitura. Nesta obra, Pagels nos faz pensar a respeito do que teria acontecido com a tradição cristã se a “doutrina” tivesse sido estabelecida usando-se outras fontes que não os evangelhos dito “canônicos”. Uma viagem pela história para uma redescoberta do cristianismo que só uma autora como Pagels poderia oferecer.



1001 PÉROLAS DE SABEDORIA BUDISTA – Ideias que iluminam e trazem paz interior

The Buddhist Society – Publifolha, 2007.

ISBN: 9788574028367


Uma coletânea inspiradora de citações budistas e não-budistas que ensinam o caminho para o encontro da paz e equilíbrio interior. A coletânea faz jus ao título escolhido, e tem sido uma fonte de inspiração pessoal em minha disciplina espiritual diária.



365 MENSAGENS DE SABEDORIA E COMPAIXÃO

Dalai Lama – Editora Sextante, 2007.

ISBN: 9788575422830


Quando se trata de uma coletânea de citações de um dos mais importantes líderes espirituais de nossa era, não pode haver indiferença, não importando as diferenças culturais ou religiosas que haja entre nossas tradições. A voz do Dalai Lama sempre foi ouvida entre os unitaristas, e creio que não deve ser diferente entre outros cristãos também. Essa coletânea traz um pensamento para cada dia do ano, lançando o leitor numa jornada rumo à busca de uma vida mais plena e ativa.



A ARTE DE LIDAR COM A RAIVA – O Poder da Paciência

Dalai Lama – Editora Campus, 2001.

ISBN: 9788535207620


O Dalai Lama ensina técnicas para o desenvolvimento da paciência, que é apresentada como o antídoto para a ira. Mais uma obra inspiradora baseada nos discursos do grande mestre budista.



BONDADE, AMOR E COMPAIXÃO

Dalai Lama – Editora Pensamento, 2006.

ISBN: 9788531500596

Como sempre, aqui encontramos a sabedoria budista nas palavras do discurso de Sua Santidade, o Dalai Lama. Uma coletânea de vinte palestras que nos enchem de esperança, visualizando o potencial do espírito humano. Sua Santidade fala de valores que são tão apreciados por todos os seres humanos, independentemente de sua crença religiosa ou falta da mesma. Bondade, amor, compaixão – não são valores budistas, cristãos, judaicos, etc, apenas. São valores que toda a civilização humana tem abraçado em sua busca de si mesma. Os ensinos de Sua Santidade são reflexo desse espírito verdadeiramente humano, que de tão humano chega a ser idealizado como sendo algo divino. Extremamente inspirador.



PRÁTICAS DE SABEDORIA – Seguindo O Caminho de Buda

Dalai Lama – Editora Nova Era, 2006.

ISBN: 9788577010554

A diferença entre o caminho ensinado pelo Buda e o caminho ensinado por outros mestres espirituais de seu tempo e lugar estava no fato de o caminho da “iluminação” ser o caminho de busca pela sabedoria, enquanto outros estarem focados nos rituais de auto-punição. É através da sabedoria que extinguimos o sofrimento e alcançamos a felicidade – esse é o ensinamento do Buda.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se vc, pode me indicar outros livros em português, que dizem algo mais detalhado sobre a doutrina da trindade do ponto de vista "unicista"

    Grato!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Fabyo,

    Entre nós unitaristas não há uma preocupação com dogma - na realidade, nossa forma de cristianismo é o que se chama de adogmático, ou seja, nos preocupamos muito mais com ações do que com crenças doutrinárias.

    Sempre houve algumas diferenças teológicas importantes entre unitaristas e outros grupos cristãos, mas como se pode ver pelo nome que nos foi dado por outros (foram outros grupos que criaram o epíteto "unitaristas"), nossa compreensão de quem seja Jesus de Nazaré e de sua relação com Deus é diferente da visão "ortodoxa". Entretanto, não é nossa visão de Deus e Jesus o que mais nos difere de outras escolas teológicas cristãs mais conservadoras, a maior diferença é nossa visão em relação ao ser humano, em relação à natureza humana.

    Não há muitas fontes em português escritas por unitaristas. Posso sugerir a leitura de um livro muito interessante, que pode lhe oferecer uma perspectiva histórica inicial (o conflito entre arianos e trinitaristas, que não deixa de ser, até certo ponto, algo de interesse para quem quer aprender um pouco mais a respeito do início do pensamento unitarista):

    "QUANDO JESUS SE TORNOU DEUS - A Luta Épica Sobre a Divindade de Cristo Nos Últimos Dias de Roma". Autor: Richard E. Rubenstein; Editora Fisus; 2001; ISBN: 85-87232-08-8

    Também há textos clássicos unitaristas traduzidos aqui em meu blog, que oferecem uma visão teológica. Sugiro a leitura do "Manual de Crença Unitarista", de James Freeman Clarke, e de "Cristianismo Unitarista", de William Ellery Channing - você pode encontrar os dois textos na seção do mês de Dezembro de 2008 aqui no blog. Devo lembrar-lhe apenas que esses são textos escritos no século XIX, e que não representam necessariamente a opinião de todos os cristãos unitaristas. Há outros grupos cristãos com uma teologia unitarista (exemplos são os Testemunhas de Jeová e os Cristadelfianos), mas nós Unitaristas e esses grupos não possuímos muitas visões em comum, teologicamente falando.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir