.

.

sábado, 26 de julho de 2008

Citações Unitaristas

Uma Afirmação de Fé no Poder do Cristianismo Liberal, co-escrita por Frederick May Eliot, presidente da Associação Unitarista Americana, 1947

"Afirmamos que o Cristianismo Liberal, como declarado e praticado pelos membros de nossas respectivas igrejas, é uma fé religiosa do tipo que nosso tempo exige. Afirmamos que o espírito de Jesus, há muito representado erroneamente pelas ortodoxias teológicas e reprimido pelos controles eclesiásticos, deve ser liberto para realizar sua vontade beneficente nos corações dos homens em todos os lugares, libertando suas mentes, desafiando suas lealdades restritas e aprofundando sua percepção de realidades externas. Tal é a fé centrada no Deus que criou de um sangue, e de um espírito, todas as nações sobre toda a face da terra."



Rev. Carl Scovel, em "Uma Compreensão Unitarista de Cristo", 1959

"Chamamos Jesus de o Cristo porque nele vemos o relacionamento ideal entre Deus e o homem. Ele redefiniu a palavra por meio de sua própria vida. Ele traduziu uma esperança utópica de um libertador futuro em uma preocupação presente com um relacionamento do indivíduo com Deus. Neste relacionamento a realidade de Deus se tornou real."



James Luther Adams, Teólogo Unitarista, em "Neither Mere Morality Nor Mere God", 1959

"O olhar cristão liberal está dirigido a um Poder que está vivo, que está ativo em um amor que busca manifestação concreta, e isso encontra resposta decisiva na postura e gesto vivos de Jesus de Nazaré."



Rev. Wallace Robbins, em "Creeds Are the Enemy of Christ", 1966

"Não há nada de incomum em um unitarista dizer que ele segue Jesus Cristo como seu Mestre, como seu Líder, como seu Senhor. Eu não tenho problema nenhum com isso. Entretanto, eu sirvo uma igreja na qual é possível as pessoas estarem em grande desacordo comigo sobre este ou qualquer outro tema. O ponto é que nós unitaristas não temos um credo; não temos nenhuma posição confessional que somos obrigados a defender; temos uma posição de liberdade cristã de consciência para defender."

Nenhum comentário:

Postar um comentário